Abrir
Busca
Home > Matérias > Cuidados Bucais > O Creme dental para cada idade

O Creme dental para cada idade

É preciso, sim, cuidar da saúde bucal dos bebês e das crianças, desde muito cedo. Cada um com seu produto.

Durante muito tempo não havia consenso: é preciso escovar os dentes dos bebês? Deve-se usar uma pasta de dente com flúor? Em caso positivo, a partir de qual idade? E em qual concentração? Ouviam-se diferentes respostas e nem mesmo os especialistas se entendiam. No entanto, com a evolução das pesquisas e dos estudos na área da odontopediatria, tudo se tornou mais claro. É preciso, sim, cuidar da saúde bucal dos bebês e das crianças, desde muito cedo, e o flúor é um grande aliado na luta contra as cáries e outros problemas que podem afetar a saúde dos dentes.

Hoje, prevalece sobretudo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que indica a necessidade de uso de pasta de dente contendo pelo menos 1.000 ppm (partes por milhão) de flúor desde o aparecimento do primeiro dente. A Associação Brasileira de Odontologia adotou essa regra e passou a recomendar o uso de creme dental com flúor mesmo em bebês, na quantidade equivalente a “um grão de arroz” – e esse grão de arroz acabou se tornando uma medida quase universal. (Imagem 2) Em relação às faixas etárias, o que muda é o tipo de escova, que deve ser a que tem a menor área e seja a mais macia possível para o bebê e a criança pequena. Nesse aspecto, a qualidade da escova e a forma de escovação são os cuidados mais importantes, assim como a preocupação com a criação do hábito de escovar os dentes depois das refeições e à noite, invariavelmente. Desde que assimilada adequadamente pela criança, essa rotina se prolongará pela vida inteira.

Mas sempre se deve levar em conta que a criança precisa aprender a gostar de escovar os dentes, e nunca achar que é uma obrigação desagradável. Além da escolha de um gel dental com a fórmula mais indicada, com flúor na medida certa, vale muito o sabor. A criança precisa aprender a gostar de escovar os dentes e entender por que uma boa dentição será tão importante no futuro.

No Brasil, o Gel Dental Tandy foi pioneiro e fez história ao surgir ainda em 1989 como um produto inédito. Foi o primeiro creme dental específico para crianças lançado no país, não abrasivo, com flúor ativo e ação anticárie. A partir do lançamento de Tandy, com seus diferentes sabores, o mercado seguiu a tendência e consolidou o modelo de creme dental infantil com flúor ativo. Mas, na memória das crianças da época, hoje adultos, nada nunca se comparou ao sabor de Tandy, diferente de todos os outros.

Matérias Relacionadas

Você sabe quantos dentes de leite você tem?

Vinte dentes de leite, que a partir dos 6 até os 12 anos, caem e são substituídos por outros permanentes.

Saiba mais

Tem arrastão contra as bactérias na minha boca

O fio dental é essencial na higiene bucal

Saiba mais
Pais e Mães Uma área exclusiva para mamães de 1a viagem e para as mais experientes também Crianças Quem é criança põe o dedo aqui