Abrir
Busca
Home > Dicas > Cuidados Bucais > Como transformar a hora da escovação em um momento em família

Como transformar a hora da escovação em um momento em família

É preciso escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.

Todos sabem que é preciso convencer a criança a escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. E já ficou evidente que obrigá-la a fazer isso nem sempre é o caminho mais fácil. Melhor é descobrir alternativas, argumentos que ela entenda, de preferência de maneira lúdica e divertida.

Se a criança é resistente, chora e esperneia na hora da escovação, primeiro será preciso ter paciência e, principalmente, argumentação. Uma boa conversa pode produzir mais efeito do que ameaças, castigos e brigas. Antes de mais nada, a criança deve entender o que é uma cárie, a dor e os incômodos que provoca, assim como os benefícios da escovação.

Uma ótima saída é o exemplo. A escovação, nos primeiros anos da criança, pode se transformar em um momento de família, todos juntos no banheiro, mãe, pai e filhos fazendo a mesma coisa. Mostre a seu filho como você escova seus dentes, um a um, da frente até o fundo da boca, e diga a ele como isso pode ser agradável. Depois peça que ele faça o mesmo.

Se precisar, invente uma brincadeira em que cada dente se transforma em um personagem e, a partir daí, invente uma história em capítulos, um para cada escovação, para criar um pequeno suspense e despertar a curiosidade da criança.

Se uma brincadeira não der certo da primeira vez, insista nos dias seguintes, com algumas variações. Pode ser que pela repetição a criança acabe se interessando e entre no jogo. É preciso persistir.

A escolha da escova adequada também é importante para que a criança se sinta confortável na hora de escovar os dentes. Mais importante ainda é o creme dental. Ele precisa ter flúor na concentração indicada para crianças e ser usado na quantidade certa – o equivalente a um grão de arroz até os 2 anos de idade e a uma ervilha nos anos seguintes. Pode ser que o sabor do creme dental não tenha agradado a criança, e a partir daí ela rejeite a escovação.

O bom é que você encontre facilmente uma pasta que atenda a todas as necessidades em termos de saúde bucal e, ao mesmo tempo, torne a escovação agradável e divertida. É o caso da linha Gel Dental com Flúor Ativo Colgate Tandy, que tem três sabores que as crianças adoram e flúor na medida exata para essa faixa etária. Além disso, as embalagens de Colgate Tandy trazem jogos e brincadeiras que vão tornar bem mais divertida a hora da escovação.

Dicas Relacionadas

Doze dicas para incentivar as crianças a consumir frutas – sem cara feia

Não há quem discuta: frutas fazem bem demais para a saúde das crianças.

Saiba mais

Desafio 10 dias longe da tecnologia nas férias com os filhos

Mesmo sem tecnologia, é possível se divertir muito! Vamos experimentar?

Saiba mais
Pais e Mães Uma área exclusiva para mamães de 1a viagem e para as mais experientes também Crianças Quem é criança põe o dedo aqui