Abrir
Busca
Home > Dicas > Dentes Saudáveis > 7 dicas para estimular a inteligência do seu filho

7 dicas para estimular a inteligência do seu filho

Foi-se o tempo em que se acreditava que cada pessoa já nasce com um determinado nível de inteligência, que não pode ser desenvolvido. Hoje, a ciência reconhece que o cérebro pode, sim, ser estimulado.

Foi-se o tempo em que se acreditava que cada pessoa já nasce com um determinado nível de inteligência, que não pode ser desenvolvido. Hoje, a ciência reconhece que o cérebro pode, sim, ser estimulado, na medida em que é capaz de criar vias neurais que aceleram o raciocínio lógico. Mas como os pais podem colaborar para esse aprimoramento e estimular a inteligência dos seus filhos?

 

Os primeiros estímulos
Especialistas afirmam que já durante o primeiro ano de vida da criança ocorre cerca de 50% do desenvolvimento do cérebro. Por isso recomendam que os pais estimulem o bebê desde cedo, por meio de toques, palavras de carinho e brincadeiras, sempre de acordo com o ritmo e o temperamento da criança, sem exagero.

Exercitando o cérebro
À medida que a criança cresce, os pais devem conversar bastante com ela, contar histórias, explicar o que são as coisas em volta e satisfazer sua crescente curiosidade. Os pais podem utilizar brinquedos educativos e jogos para aprimorar esse aprendizado.

Atenção às individualidades
Cada criança avança no seu ritmo próprio. O importante é descobrir o ritmo do seu filho e não tentar “acelerá-lo” além da conta.

Cultura é essencial
Livros, filmes, teatro, arte e música são grandes aliados na formação de uma criança. A cultura estimula a curiosidade, o raciocínio e amplia horizontes. Desde que adequadas à faixa etária, as atividades culturais só fazem bem.

Aprender a tocar um instrumento
Aprender a tocar um instrumento é uma oportunidade de manifestar sentimentos e revelar talentos.

Viajar
As viagens também representam um acúmulo de novas experiências em poco tempo, além de proporcionarem um tipo diferente de aproximação entre país e filhos.Aprender um idioma
O domínio de uma segunda língua, além de representar um valor considerável no futuro, é também um fator de estímulo para a inteligência da criança. De forma natural, ela se interessará por outra cultura e ampliará o leque de interesses.

Dicas Relacionadas

10 Dicas para férias incriveis

Use a imaginação e proporcione férias inesquecíveis aos seus filhos!

Saiba mais

Como transformar a hora da escovação em um momento em família

É preciso escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.

Saiba mais
Pais e Mães Uma área exclusiva para mamães de 1a viagem e para as mais experientes também Crianças Quem é criança põe o dedo aqui