Abrir
Busca
Home > Dicas > Cuidados Bucais > 10 dicas para incentivar seus filhos a manter a higiene bucal

10 dicas para incentivar seus filhos a manter a higiene bucal

Dentes fortes na idade adulta se formam ainda na primeira infância.

Os especialistas concordam: dentes fortes na idade adulta se formam ainda na primeira infância. E, nesse ponto, a responsabilidade dos pais é muito grande, no sentido de estimular hábitos que ajudam a manter a saúde bucal das crianças. A seguir, dez sugestões para que a criança se torne um adulto com dentes saudáveis, sem cáries.

Alimentação
Ofereça alimentos ricos em nutrientes que fortalecem os dentes. E evite o excesso de açúcar e amido, que produzem ácidos que forma a placa bacteriana causadora de cáries.

Escovação
Desde pequenas as crianças precisam se habituar a escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. O ideal é que elas entendam que isso é necessário, saudável e até divertido.

Técnica de escovação
Mostre como escovar a superfície externa de cada dente, depois a superfície interna e as áreas de mastigação, sem pressa.

A escova certa
A escova ideal para crianças deve ter cerdas macias, cabeça pequena e haste menor, adaptável ao tamanho da mão.

Fio dental
Explique que a escova não consegue limpar tudo e que o trabalho compensa. Quanto mais cedo a criança aprender a usar o fio dental por conta própria, melhor.

Além dos dentes
A saúde bucal não se resume aos dentes. É preciso cuidar também das gengivas, da língua e da parte interna das bochechas.

Queixas
Nunca ignore uma reclamação da criança a respeito dos dentes, mesmo que não encontre nenhum problema aparente. Se houver queixas relacionadas a dor ou hipersensibilidade a alimentos quentes ou gelados, procure logo o dentista.

Visita ao dentista
Mesmo que não haja cáries visíveis ou outro problema nos dentes, leve seu filho ao dentista pelo menos uma vez por ano.

Aparelhos
Dentes desalinhados podem provocar desgaste e problemas de oclusão, além de dificultarem a higiene bucal. Se perceber um desalinhamento nos dentes da criança, procure um odontopediatra especializado ou ortodontista.

Creme Dental
Escolha uma Creme Dental com flúor na proporção adequada para crianças, entre 1.000 e 1.500 ppm (partes por milhão). O flúor é o mais poderoso agente anticárie conhecido e evita muitos problemas. Se possível, escolha um creme que, além de conter flúor na medida certa, também tenha sabor agradável e embalagens com brincadeiras e jogos que tornam a escovação muito divertida como a linha Gel Dental com Flúor Ativo Colgate Tandy, desenvolvida especialmente para crianças.

Não ingerir. Usar sob a supervisão de um adulto. Mais informações no verso da embalagem.

Dicas Relacionadas

Desafio 10 dias longe da tecnologia nas férias com os filhos

Mesmo sem tecnologia, é possível se divertir muito! Vamos experimentar?

Saiba mais

Dez alimentos saudáveis para as crianças

Coma direitinho!

Saiba mais
Pais e Mães Uma área exclusiva para mamães de 1a viagem e para as mais experientes também Crianças Quem é criança põe o dedo aqui